Família viaja e animais morrem de fome
Na manhã de quarta–feira (2), no Bairro Volta Grande, a Acapra recebeu informações da comunidade dando conta de que uma família teria viajado há mais de 10 dias e deixado cães adultos e mais sete filhotes sem água e comida. A denuncia apenas foi feita porque vizinhos sentiram cheiro muito forte de algo podre, o que dava a entender que havia algum animal morto.
Segundo Thais Nunes Rosa, voluntária da Acapra, um grupo de pessoas foi até local. “Reunimos alguns voluntários e constatamos que a situação era realmente crítica. Os animais estavam num terreno imundo, cheio de restos de comida podre e muitas fezes, sem água e sem comida. Conversando com os vizinhos, conseguimos localizar uma pessoa que conhece os donos da casa e que sabia mais informações sobre o paradeiro deles”, destaca ela.
O vizinho informou que os proprietários da casa viajaram no dia 20 de dezembro para uma cidade na divisa com a Argentina e irão retornar no dia 10 deste mês. O mesmo vizinho tinha a chave do portão e autorizou que os voluntários entrassem para alimentar os animais que ainda estavam vivos. Dois filhotes e a mãe foram localizados e estavam em estado de decomposição.
Alguns animais mortos acabaram ficando debaixo da casa. Um pequeno ainda foi salvo. De acordo com Thais, era “uma cena muito triste e chocante para todos”.
Os animais mortos foram enterrados por voluntários da Acapa. Os demais cães adultos foram alimentados. Vizinhos se comprometeram a alimentar os sobreviventes até a chegada dos donos. O filhote foi levado ao veterinário, medicado e está se recuperando. Ao sair do local, a equipe Acapra foi a a delegacia de Polícia Civil, onde registrou boletim de ocorrência de maus tratos.